Conhecimento de graduandos de enfermagem e medicina sobre a covid-19, paramentação e desparamentação no contexto da Pandemia
Resumo
Este trabalho investigou o conhecimento dos graduandos de enfermagem e medicina, dos últimos períodos da graduação na Universidade Federal do Tocantins, quanto à covid-19 e ao uso correto dos equipamentos de proteção individual. Estudo transversal, com coleta via internet, entre outubro de 2020 a abril de 2021. Foi utilizado questionário composto com 20 itens para caracterização sociodemográfica, acadêmica, conhecimento da covid-19 e dos equipamentos de proteção individual. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê local de Ética em Pesquisa. Participaram 53 estudantes, com prevalência do sexo feminino (n=39) e idade média de 25,08 anos (dp±1,41); 71,70% (n=38) eram do curso de enfermagem, no 8º período (n=13). Quanto à paramentação, 81,13% (n=43) acertaram a sequência correta, entretanto 81,18% (n=43) erraram a ordem de retirada dos equipamentos. Quanto ao conhecimento sobre a covid-19, 22,6% (n=12) erraram quanto ao tipo da máscara recomendada para a população em geral; 43,40% (n=23) quanto ao grupo de pessoas mais suscetíveis às formas graves da doença e 47,16% (n=25) quanto às diferenças entre os sintomas do resfriado comum e os da covid-19. Conhecer as lacunas na compreensão dos estudantes sobre a covid-19 e as formas de proteção permite o ensino estratégico na formação destes futuros profissionais.
Copyright (c) 2022 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.