Uma Revisão Sistemática dos Indicadores da Saúde e Bem-Estar no Brasil: Cenário Atual e Perspectivas Futuras da Agenda 2030
Resumo
Em 2015, a Organização das Nações Unidas propôs uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, entre eles, o ODS 3 que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos. O objetivo deste estudo é levantar dados atuais dos indicadores de boa saúde e bem-estar definidos na Agenda 2030 e, com base em uma análise comparativa com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, indicar perspectivas futuras para o Brasil. A partir de uma revisão sistemática da literatura (RSL) foram selecionados 45 estudos em banco de dados, entre 2015 e 2022 para identificação dos indicadores. A análise do conteúdo indicou que a categoria mais pesquisada entre as metas do ODS 3 foi a de doenças não transmissíveis, com dez artigos publicados. Os resultados da RSL corroboram com dados disponíveis na literatura e apontam que houve uma piora nos indicadores analisados do ODS 3 em 2021, sugerindo a perspectiva de o Brasil não atender as metas até 2030.
Copyright (c) 2023 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.