Proposta de Shake’s Imunomoduladores em Oncologia: Confecção e Aceitabilidade

Resumo

A utilização de suplementos nutricionais imunomoduladores durante o tratamento oncológico ativo pode reduzir a desnutrição, porém por motivos organolépticos, podem sofrer rejeição pelos pacientes.  O objetivo do estudo foi confeccionar e realizar a análise sensorial de Shake’s com suplemento imunomodulador comparado ao suplemento imunomodulador isolado. Estudo experimental analítico comparativo. Foram avaliados pacientes com câncer, de ambos os sexos, com 30 anos ou mais. Para a realização da análise sensorial foi avaliada a aceitabilidade do suplemento imunomodulador isolado, e dos Shake’s sabores Banana e Limão Siciliano em dias diferentes. Logo em seguida aplicou-se a escala hedônica. Os dados foram tabulados no Excel® e analisados no SPSS, a partir de teste Student, ANOVA, teste t pareado e teste Shapiro Wilker.O nível de significância adotado foi de 5%. A aceitabilidade do Suplemento Isolado e Shake’s sabores Limão Siciliano e Banana foi: 62,6±11,3%, 68,1±12,7% e 75,9±11,8%, respectivamente. Pode-se observar que o Shake sabor Banana obteve maior aceitabilidade em relação aos demais produtos analisados. Observou-se ainda, que a variação de sabores, consistência, aparência aroma e cor contribuíram para a melhor palatabilidade e aceitabilidade do suplemento imunomodulador pelos pacientes.aparência aroma e cor contribuíram para a melhor palatabilidade e aceitabilidade do suplemento imunomodulador pelos pacientes.aparência aroma e cor contribuíram para a melhor palatabilidade e aceitabilidade do suplemento imunomodulador pelos pacientes.

Biografia do Autor

Pauliane Gonçalves da Rocha, Faculdade Santa Terezinha, São Luís, Maranhão, Brasil.

Acadêmica do Curso de Nutrição, Faculdade Santa Terezinha, São Luís, Maranhão, Brasil.

Wdney Costa Barros, Faculdade Santa Terezinha, São Luís, Maranhão, Brasil.

Acadêmico do Curso de Nutrição, Faculdade Santa Terezinha, São Luís, Maranhão, Brasil.

Emanuelle Sampaio Pereira, Universidade CEUMA, São Luís, Maranhão, Brasil.

Graduação em Nutrição – Universidade CEUMA. São Luís, Maranhão, Brasil.

Elizângela França Teixeira, Faculdade Santa Terezinha, São Luís, Maranhão, Brasil.

Docente do Curso de Nutrição, Faculdade Santa Terezinha, São Luís, Maranhão, Brasil

Abrahão Limeira de Oliveira, Faculdade Santa Terezinha, São Luís, Maranhão, Brasil.

Docente do Curso de Nutrição, Faculdade Santa Terezinha, São Luís, Maranhão, Brasil.

Kamila Sampaio Mesquita Santos, Faculdade Santa Terezinha, São Luís, Maranhão, Brasil.

Nutricionista, Faculdade Santa Terezinha, São Luís, Maranhão, Brasil.

Alexsandro Ferreira dos Santos, Faculdade Santa Terezinha, São Luís, Maranhão, Brasil.

Pós Doutor em Meio Ambiente – Universidade CEUMA, São Luís, Maranhão, Brasil. Docente do Curso de Nutrição, Faculdade Santa Terezinha, São Luís, Maranhão, Brasil.

Publicado
2023-07-09
Como Citar
Gonçalves da Rocha, P., Costa Barros, W., Sampaio Pereira, E., França Teixeira, E., Limeira de Oliveira, A., Sampaio Mesquita Santos, K., & Ferreira dos Santos, A. (2023). Proposta de Shake’s Imunomoduladores em Oncologia: Confecção e Aceitabilidade. REVISTA CEREUS, 15(2), 211-226. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4175
Seção
Artigos