Sintomas de Depressão em Gestantes Atendidas em Serviços de Atenção Básica de São Luís, MA

Resumo

Introdução: A depressão na gravidez está associada a desfechos desfavoráveis, como o baixo peso ao nascer e a prematuridade, além de ser fator preditivo para a depressão pós-parto. Objetivo: Avaliar a prevalência de sintomas depressivos em gestantes atendidas em serviços de atenção básica em São Luís, capital do estado do Maranhão. Métodos: Trata-se de um estudo analítico transversal com amostra de conveniência de 60 gestantes provenientes de dois serviços de atenção básica. Foi utilizado o Inventário de Depressão de Beck (BDI) para rastreio dos sintomas e o teste Qui-quadrado de Pearson para aferir a ocorrência dos desfechos com as variáveis em estudo, sendo considerado como nível de significância estatística (p≤ 0,05). Resultados: Foram identificados sintomas em 40% das gestantes, apresentando significância estatística nas variáveis, estado civil, escolaridade, renda familiar, idade em que começou a trabalhar, hipertensão e tabagismo. Conclusão: A depressão apresenta-se prevalentemente entre gestantes com características associadas a vulnerabilidades, sendo necessárias políticas de saúde que objetivem o rastreio e consequentemente tratamento do transtorno.

Biografia do Autor

Abraão Albino Mendes Júnior, Universidade CEUMA

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade CEUMA (UniCEUMA). Atualmente, é mestrando em Gestão de Programas e Serviços de Saúde pela UniCEUMA, onde também presta serviços de preceptoria. É especialista em Saúde Pública com Ênfase em Estratégia Saúde da Família e está cursando pós-graduação em Auditoria em Serviços de Saúde pela Faculdade Holística (FaHol). É colaborador científico da Liga Acadêmica de Habilidades de Enfermagem (LAHEN), contribuindo no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também atuou na Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (SES/MA) em 2021. Participou do Programa Institucional de Iniciação Científica da UniCEUMA (2019-2021). Além disso, foi membro do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde Coletiva do Maranhão (NUPESCMA) em 2019 e 2020. Possui experiência em Enfermagem em Saúde Coletiva, Gestão de Projetos, Ensino e Preceptoria.

Débora da Silva Góis Lourenço, Faculdade de Ciências Aplicadas do Piaui

Enfermeira pela Universidade Ceuma (UNICEUMA). Pós-Graduanda em Urgência e Emergência e Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela Faculdade de Ciências Aplicadas do Piaui (FACAPI). Participou da Liga Acadêmica de Habilidades em Enfermagem (LAHEN), tendo exercido os cargos de Presidente (2019) e Vice-presidente (2020.1). Participou do Programa de Iniciação Cientifica da Uniceuma. Participou do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde Coletiva do Maranhão (NUPESCMA). 

Wellyson da Cunha Araújo Firmo, Universidade CEUMA

Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Especialista em Saúde Pública pelo Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-graduação. Graduado em Farmácia pela Faculdade de Imperatriz. Formação Pedagógica em Biologia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Docente da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Federal do Maranhão. Docente do Programa de Pós-graduação em Gestão de Programas e Serviços de Saúde da Universidade Ceuma. Docente do Programa de Pós-graduação em Biologia Microbiana da Universidade Ceuma. Possui experiência nas áreas de assistência e atenção farmacêutica, saúde pública, bioquímica, farmacologia, microbiologia, parasitologia e produtos naturais.

Flor de Maria Araújo Mendonça Silva, Universidade CEUMA

Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (UNB). Realiza uma pesquisa de Pós-doctor no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Meio Ambiente da Universidade CEUMA na Linha de Pesquisa Saúde e Meio-Ambiente. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Saúde Materno Infantil pela Universidade Federal do Maranhão. Docente na Universidade CEUMA nos cursos de graduação em Psicologia, Medicina e Enfermagem, e Professora Permanente do Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde. Consultora ad hoc FAPEMA/MA. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Gestão em Saúde (NEGESA/UNICEUMA). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva do Maranhão; Pesquisadora e Líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva e Políticas Públicas (PEPOP/UNICEUMA).

Publicado
2023-12-22
Como Citar
Mendes Júnior, A. A., Góis Lourenço, D. da S., Araújo Firmo, W. da C., & Araújo Mendonça Silva, F. de M. (2023). Sintomas de Depressão em Gestantes Atendidas em Serviços de Atenção Básica de São Luís, MA. REVISTA CEREUS, 15(4), 39-52. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4340
Seção
Artigos