A BRINCADEIRA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO COM CÂMARA CASCUDO E WALTER BENJAMIN

  • Severina Alves de Almeida
  • Josete Marinho de Lucena
  • Denyse Mota da Silva Ataide Centro Superior de Ensino e Tecnologia e Pós-Graduação(CESTEP-TO),

Resumo

Este ensaio apresenta o lúdico como linguagem pedagógica e, por conseguinte, como forma decomunicação que possibilita um diálogo entre os universos pueril e adulto. Partindo de umestudo teórico, encontramos nas obras de Luis da Câmara Cascudo e de Walter Benjamin ossubsídios necessários para a proposta de se trabalhar a educação infantil utilizando o brincarcomo fundamento de uma educação integral. O texto está estruturado em dois momentos.Primeiro fazemos uma reflexão sobre ludicidade e infância, sustentada pelas idéias os autorescitados, identificando as brincadeiras como construção cultural capaz de atuar na subjetividadeinfantil. A expressão: “Brincando de ser criança na sala de aula” está na sequência do texto,quando chamamos a atenção de educadores/as para que se rompa com a tradicional posturaem que os adultos induzem as crianças a “brincar de ser adultos”, perdendo, dessa forma, aessência de uma fase da vida em que as brincadeiras se apresentam de forma mais eloquente,com reflexos importantes nas demais fases da vida.
Publicado
2010-07-21
Como Citar
Almeida, S. A. de, Lucena, J. M. de, & Ataide, D. M. da S. (2010). A BRINCADEIRA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO COM CÂMARA CASCUDO E WALTER BENJAMIN. REVISTA CEREUS, 2(1). Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/44
Seção
Artigos