Perfil epidemiológico dos casos de tuberculose em São Luís-MA entre os anos de 2013 e 2023

Resumo

 

Introdução: A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa ocasionada pelo agente etiológico Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Sua transmissão ocorre por via aérea através de aerossóis propagados por indivíduos infectados. Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico dos casos de tuberculose em São Luís entre os anos de 2013 e 2023. Métodos: Trata-se de um estudo ecológico com análise descritiva realizado em São Luís – MA; foram utilizados dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). As variáveis consideradas foram: dados sociodemográficos, forma clínica, zona de residência e tipo de entrada. Em seguida, foi aplicada a estatística descritiva: os dados obtidos foram organizados em planilhas eletrônicas e analisados no software Microsoft Excel. Resultados: Houve uma prevalência de notificação de tuberculose no sexo masculino (68,47%), na faixa etária de 20 a 39 anos (48,40%), etnia/cor parda (76,3%), a escolaridade de Ensino médio completo (24,33%), para a forma clínica pulmonar (86,2%). A maior parte das informações referentes à zona de residência não foram preenchidas, sendo classificadas na categoria Ignorado/Branco (67%). Conclusão: O sexo masculino possui maior frequência de casos de tuberculose, cuja tendência é mais frequente na faixa etária economicamente ativa. Diferentemente de outras doenças que atinge populações com baixos níveis escolares, como a hanseníase, a tuberculose está presente naqueles com ensino médio completo.

Palavras-chave: Tuberculose Pulmonar. Epidemiologia. São Luís-MA.

Biografia do Autor

Denise Alves Santos, Universidade de São Paulo

Discente do Mestrado de Entomologia em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) - Faculdade de Saúde pública (FSP). 

Neemias Costa Duarte Neto, Universidade Federal do Maranhão- UFMA.

Discente do Mestrado de Saúde do Adulto pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA.

Francisca Bruna Arruda Aragão, Universidade de São Paulo (USP).

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

Gustavo de Paula Bortolan, Universidade de São Paulo (USP)

Discente de Engenharia Química da Escola Politécnica (EP) da Universidade de São Paulo (USP).

José Eduardo Batista, Universidade Federal de Goiás-UFG

Doutor em doenças tropicais e saúde pública pela Universidade Federal de Goiás-UFG

Marcia Cristina Aguiar Mendes Machado, Universidade Ceuma

Mestre em Biologia Parasitária pela Universidade Ceuma- UniCEUMA.

Marcos Antonio Barbosa Pacheco, Universidade Federal do Maranhão- UFMA.

Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA.

Silvio Gomes Monteiro, Universidade de São Paulo (USP).

Doutorado em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo- USP.

Publicado
2024-07-09
Como Citar
Santos, D. A., Costa Duarte Neto, N., Bruna Arruda Aragão, F., de Paula Bortolan, G., Eduardo Batista, J., Aguiar Mendes Machado, M. C., Barbosa Pacheco, M. A., & Gomes Monteiro, S. (2024). Perfil epidemiológico dos casos de tuberculose em São Luís-MA entre os anos de 2013 e 2023. REVISTA CEREUS, 16(2), 59-69. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4687
Seção
Artigos