CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO E O CONHECIMENTO DE GENÉTICA

  • Luciano Rogério Destro Giacóia Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel
  • Jehud Bortolozzi Unesp - Bauru
  • Ana Maria de Andrade Caldeira Unesp - Bauru

Resumo

Com os avanços evidenciados na genética, a educação brasileira necessita adequar-se à realidade, aproximando a escola dos novos conceitos. O objetivo do presente trabalho foi, através de uma pesquisa qualitativa, verificar o conhecimento de genética básica de concluintes do Ensino Médio, tendo em vista sua importância para a alfabetização científica. Os alunos do Ensino Médio demonstraram certa dificuldade para trabalhar questões que exigem estruturação das respostas, procurando respondê-las da maneira mais simples possível e com o mínimo de palavras, problemas com definições, ideias vagas sobre os assuntos e algumas respostas ininteligíveis, prejudicando muitas vezes o entendimento de seus textos. Os conteúdos abordados mostraram-se, em alguns casos, como sendo desconhecidos pela maioria, entre eles genes, Leis de Mendel, mitose e meiose, herança parcialmente ligada ao sexo, cromossomos, transgênicos, clonagem, dominância e recessividade. Fica evidente a necessidade de continuação da pesquisa, mais precisamente com relação à formação dos professores e estratégias de ensino, visando melhoras para o processo ensino- aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino de genética. Ensino de ciências. Pesquisa qualitativa.

Biografia do Autor

Luciano Rogério Destro Giacóia, Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel
Licenciado em Ciências Biológicas, Pedagogia e Educação Musical. Mestre em Educação para a Ciência, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Metodologia do Ensino de Artes e Formação de Docentes e Orientadores acadêmicos em EAD.
Jehud Bortolozzi, Unesp - Bauru
Bacharelado e Licenciatura em História Natural pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Biologia pela Universidade de São Paulo.
Ana Maria de Andrade Caldeira, Unesp - Bauru
Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,  Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Botucatu, mestrado em Agronomia - Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Publicado
2014-05-12
Como Citar
Giacóia, L. R. D., Bortolozzi, J., & Caldeira, A. M. de A. (2014). CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO E O CONHECIMENTO DE GENÉTICA. REVISTA CEREUS, 6(1), 157-174. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/577
Seção
Artigos