CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO E O CONHECIMENTO DE GENÉTICA
Abstract
Com os avanços evidenciados na genética, a educação brasileira necessita adequar-se à realidade, aproximando a escola dos novos conceitos. O objetivo do presente trabalho foi, através de uma pesquisa qualitativa, verificar o conhecimento de genética básica de concluintes do Ensino Médio, tendo em vista sua importância para a alfabetização científica. Os alunos do Ensino Médio demonstraram certa dificuldade para trabalhar questões que exigem estruturação das respostas, procurando respondê-las da maneira mais simples possível e com o mínimo de palavras, problemas com definições, ideias vagas sobre os assuntos e algumas respostas ininteligíveis, prejudicando muitas vezes o entendimento de seus textos. Os conteúdos abordados mostraram-se, em alguns casos, como sendo desconhecidos pela maioria, entre eles genes, Leis de Mendel, mitose e meiose, herança parcialmente ligada ao sexo, cromossomos, transgênicos, clonagem, dominância e recessividade. Fica evidente a necessidade de continuação da pesquisa, mais precisamente com relação à formação dos professores e estratégias de ensino, visando melhoras para o processo ensino- aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino de genética. Ensino de ciências. Pesquisa qualitativa.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.