RETEXTUALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA PROPOSTA SOCIOINTERACIONISTA PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA PÚBLICA

  • Marcilene de Assis Alves Araújo Centro Universitário UnirG
  • Solange Cavalcante Matos Instituto Federal do Tocantins
  • Eliete de Castro Leite Colégio Bernardo Sayão

Resumo

O presente trabalho faz um estudo sobre os processos de retextualização marcuschianos a fim de verificar se eles contribuem para a aprendizagem da língua materna. Para tanto, além da investigação bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo com dois grupos de informantes: alunos da 3ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino Médio de Gurupi-TO, e do II Seguimento do 4º Período da EJA – Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, também localizada em Gurupi – TO. Durante o trabalho direto com esses informantes, além do estudo teórico, foram desenvolvidas atividades de retextualização e reescrita de textos, cuja diferença entre oralidade e escrita foi bastante focalizada, bem como a necessidade de adequação linguística, com o intuito de contribuir para a proficiência comunicativa desses alunos e diminuir o preconceito linguístico. O método utilizado foi o da Sociolinguística, numa abordagem sociointeracionista, visando à análise dos dados, os quais foram coletados com os dois grupos de informantes, separadamente, e comparados para obtenção de melhores resultados. Nesse contexto, constatou-se que o processo de retextualização marcuschiano é uma excelente ferramenta para se ensinar a língua materna.

Palavras-chave: Retextualização. Adequação linguística. Sociolinguística. Sociointeracionismo. 

Biografia do Autor

Marcilene de Assis Alves Araújo, Centro Universitário UnirG
Graduada em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Porangatu (1996) e mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professora assistente do Centro Universitário UnirG, no curso de Letras; Consultora educacional.
Publicado
2014-05-12
Como Citar
Araújo, M. de A. A., Matos, S. C., & Leite, E. de C. (2014). RETEXTUALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA PROPOSTA SOCIOINTERACIONISTA PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA PÚBLICA. REVISTA CEREUS, 6(1), 209-230. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/595
Seção
Artigos