RETEXTUALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA PROPOSTA SOCIOINTERACIONISTA PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA PÚBLICA
Abstract
O presente trabalho faz um estudo sobre os processos de retextualização marcuschianos a fim de verificar se eles contribuem para a aprendizagem da língua materna. Para tanto, além da investigação bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo com dois grupos de informantes: alunos da 3ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino Médio de Gurupi-TO, e do II Seguimento do 4º Período da EJA – Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, também localizada em Gurupi – TO. Durante o trabalho direto com esses informantes, além do estudo teórico, foram desenvolvidas atividades de retextualização e reescrita de textos, cuja diferença entre oralidade e escrita foi bastante focalizada, bem como a necessidade de adequação linguística, com o intuito de contribuir para a proficiência comunicativa desses alunos e diminuir o preconceito linguístico. O método utilizado foi o da Sociolinguística, numa abordagem sociointeracionista, visando à análise dos dados, os quais foram coletados com os dois grupos de informantes, separadamente, e comparados para obtenção de melhores resultados. Nesse contexto, constatou-se que o processo de retextualização marcuschiano é uma excelente ferramenta para se ensinar a língua materna.
Palavras-chave: Retextualização. Adequação linguística. Sociolinguística. Sociointeracionismo.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.