LAPTOP EDUCACIONAL NA SALA DE AULA: EXPECTATIVAS, PERSPECTIVAS E PRÁTICAS EM DUAS ESCOLAS TOCANTINENSES

  • Tânia Maria de Oliveira Rosa Universidade Federal do Tocantins
  • Luíza Helena Oliveira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Resumo

Este trabalho analisa, na perspectiva da semiótica discursiva de linha francesa, os procedimentos de tematização e de figurativização da prática docente em relatórios de aula dos professores e depoimentos dos alunos que participaram da experiência piloto do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), em uma cidade no norte do Tocantins. A pesquisa consiste em um estudo de caso com abordagem qualitativa de caráter interpretativista. Foram consideradas as expectativas, experiências e avaliações das atividades desenvolvidas pelos docentes e alunos como proposta do Projeto UCA.  Correspondendo a uma pesquisa em fase inicial, apresenta o olhar dos docentes diante da nova perspectiva de ensino, tendo em vista as contribuições e implicações decorrentes da inclusão digital na sala de aula.

Palavras-chave: Tecnologia digital. Inovação pedagógica. Semiótica discursiva.

Biografia do Autor

Tânia Maria de Oliveira Rosa, Universidade Federal do Tocantins
Graduada em Letras e mestranda em Ensino de Lingua e Literatura, professora da Educação Básica na rede publica do Estado do Tocantins.
Luíza Helena Oliveira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense, Brasil(2006)
Trabalha no EntreLetras. Professora  do Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Mestrado e Doutorado (PPGL-UFT). Bolsista da CAPES.

 

Publicado
2014-05-12
Como Citar
Rosa, T. M. de O., & Silva, L. H. O. da. (2014). LAPTOP EDUCACIONAL NA SALA DE AULA: EXPECTATIVAS, PERSPECTIVAS E PRÁTICAS EM DUAS ESCOLAS TOCANTINENSES. REVISTA CEREUS, 6(1), 143-156. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/603
Seção
Artigos