LAPTOP EDUCACIONAL NA SALA DE AULA: EXPECTATIVAS, PERSPECTIVAS E PRÁTICAS EM DUAS ESCOLAS TOCANTINENSES
Resumen
Este trabalho analisa, na perspectiva da semiótica discursiva de linha francesa, os procedimentos de tematização e de figurativização da prática docente em relatórios de aula dos professores e depoimentos dos alunos que participaram da experiência piloto do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), em uma cidade no norte do Tocantins. A pesquisa consiste em um estudo de caso com abordagem qualitativa de caráter interpretativista. Foram consideradas as expectativas, experiências e avaliações das atividades desenvolvidas pelos docentes e alunos como proposta do Projeto UCA. Correspondendo a uma pesquisa em fase inicial, apresenta o olhar dos docentes diante da nova perspectiva de ensino, tendo em vista as contribuições e implicações decorrentes da inclusão digital na sala de aula.
Palavras-chave: Tecnologia digital. Inovação pedagógica. Semiótica discursiva.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.