DIVERSIFICAÇÃO E PECUÁRIA LEITEIRA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NOS MUNICÍPIOS DE TUCUMÃ E CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, NO ESTADO DO PARÁ.

  • Carlos André Corrêa de Mattos UFPA - Universidade Federal do Pará
  • Glenda Maria Braga Abud Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará

Resumo

O objetivo da pesquisa foi identificar os fatores que contribuíram para as escolhas de produtores rurais em diversificar os negócios e iniciar a produção de leite. A pesquisa classificada como aplicada, exploratória e descritiva com abordagem quantitativa contou com a participação de 160 produtores em amostragem probabilista estratificada. Os dados foram tratados com estatística descritiva, inferencial e multivariada (análise fatorial e análise de aglomerados). A análise fatorial explicou 61,87% da variância em três fatores, identificados como Finanças (36,36%), Capacitação (15,18%) e Demonstração (10,33%). A análise de aglomerados formou dois agrupamentos denominados como Fortemente Influenciado (83%) e Fracamente Influenciado (17%). Os resultados indicaram que os principais fatores impulsionadores da diversificação foram de ordem financeira e de negócios. A qualificação profissional e o processo de aprendizagem também contribuíram para a escolha pela atividade leiteira, assim como a opinião dos que iniciaram antes na atividade. A maioria dos produtores foi fortemente influenciada pelos fatores identificados no estudo. Contudo, uma pequena parcela dos entrevistados recebeu outras influências não relacionadas na pesquisa. 

Biografia do Autor

Carlos André Corrêa de Mattos, UFPA - Universidade Federal do Pará
Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Marketing, Gestão Estratégica, Organizações Públicas, Competitividade, Agronegócio e Organização Industrial. Atualmente é professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e da Faculdade de Administração (FAAD) da Universidade Federal do Pará (UFPa)
Glenda Maria Braga Abud, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará
Formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas cursou MBA em Gestão Empresrial, Marketing e Gestão de varejo. Atualmente exerce o cargo se técnica de planejamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará.
Publicado
2014-12-16
Como Citar
Mattos, C. A. C. de, & Abud, G. M. B. (2014). DIVERSIFICAÇÃO E PECUÁRIA LEITEIRA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NOS MUNICÍPIOS DE TUCUMÃ E CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, NO ESTADO DO PARÁ. REVISTA CEREUS, 6(3), 89 a 102. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/639