APRENDIZAGENS EM ODONTOLOGIA:ENTRE O VIRTUAL E O PRESENCIAL

  • Ricardo Dias de CASTRO
  • Gabriela Lacet Silva FERREIRA
  • Altamira Pereira da Silva REICHERT
  • Alidianne Fábia Cabral XAVIER
  • Alessandro Leite Cavalcanti Universidade Estadual da Paraiba

Resumo

Objetivo: Avaliar a percepção de estudantes do curso de Odontologia a respeito dos componentes curriculares Estágios Supervisionados inseridos no Serviço Único de Saúde (SUS). Método: Foi apresentada uma situação-problema e criado um fórum de discussão em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde foram produzidas 204 mensagens. O Discurso do Sujeito Coletivo e a análise de conteúdo foram utilizados como estratégias metodológicas para tratamento dos dados. Foi construída, a partir das sínteses individuais, uma síntese coletiva. Resultados: As mensagens foram categorizadas e analisadas com base nas temáticas: cuidado em saúde (n=87); trabalho ético no SUS (n=31); gestão em saúde bucal (n=14); estágio como instrumento de formação para o SUS (n=29) e outros (n=43). Conclusão: Predominou a concepção utilitarista do SUS para aprimoramento das técnicas e, em contrapartida, identificaram-se estudantes que reconhecem seu papel como atores sociais na comunidade e no serviço público.

Biografia do Autor

Alessandro Leite Cavalcanti, Universidade Estadual da Paraiba
Coordenandor do Mestrado em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraiba
Publicado
2015-04-30
Como Citar
CASTRO, R. D. de, FERREIRA, G. L. S., REICHERT, A. P. da S., XAVIER, A. F. C., & Cavalcanti, A. L. (2015). APRENDIZAGENS EM ODONTOLOGIA:ENTRE O VIRTUAL E O PRESENCIAL. REVISTA CEREUS, 7(1), 100-113. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/723