APRENDIZAGENS EM ODONTOLOGIA:ENTRE O VIRTUAL E O PRESENCIAL
Abstract
Objetivo: Avaliar a percepção de estudantes do curso de Odontologia a respeito dos componentes curriculares Estágios Supervisionados inseridos no Serviço Único de Saúde (SUS). Método: Foi apresentada uma situação-problema e criado um fórum de discussão em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde foram produzidas 204 mensagens. O Discurso do Sujeito Coletivo e a análise de conteúdo foram utilizados como estratégias metodológicas para tratamento dos dados. Foi construída, a partir das sínteses individuais, uma síntese coletiva. Resultados: As mensagens foram categorizadas e analisadas com base nas temáticas: cuidado em saúde (n=87); trabalho ético no SUS (n=31); gestão em saúde bucal (n=14); estágio como instrumento de formação para o SUS (n=29) e outros (n=43). Conclusão: Predominou a concepção utilitarista do SUS para aprimoramento das técnicas e, em contrapartida, identificaram-se estudantes que reconhecem seu papel como atores sociais na comunidade e no serviço público.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.