EDUCAÇÃO EM SAÚDE ESCOLAR E COLABORAÇÃO DO ENFERMEIRO: SOB A ÓTICA DOS EDUCADORES DA ESCOLA
Abstract
O estudo objetivou analisar a percepção e atuação dos educadores nas ações de educação em saúde e a colaboração do enfermeiro na escola. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem quanti-qualitativa que elegeu como amostra 47 educadores de uma escola pública e uma particular do município de Paraíso do Tocantins, TO. Foi aplicado um questionário com questões objetivas e dissertativas nos meses de maio e junho de 2014, cujas respostas foram analisadas segundo a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Foi possível identificar que os educadores compreendem a educação em saúde como ferramenta para obtenção ou manutenção do estado de saúde, sendo caracterizada por incentivo de atividades físicas, alimentação saudável, prevenção de doenças, entre outros. A presença do enfermeiro na escola diante das ações de assistência e educação em saúde foi considerada importante. Conclui-se que a atuação desse profissional é vista como colaborador no processo de formação integral dos estudantes e de todos que compõem o ambiente escolar, proporcionando o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre saúde e qualidade de vida.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.