VISÃO DE SAÚDE DE SEUS DETERMINANTES NA PERSPECTIVA DE FEIRANTES EM UM BAIRRO SOCIALMENTE VULNERÁVEL DA CIDADE DE PALMAS-TOCANTINS
Abstract
Objetivou-se Identificar o conceito de saúde e da influência de seus determinantes na perspectiva dos feirantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Para conhecer a realidade das famílias residentes da área aplicou-se 262 Fichas A do Sistema de Informação da Atenção Básica. Posteriormente para perceber a perspectiva dos feirantes no contexto, aderiu-se a técnica de grupo focal. Os feirantes relataram que saúde é a ausência de doenças, expondo assim o conceito que ainda prevalece na mente de pessoas infrequentes nos serviços de saúde e deficientes quanto ao tema, e que, portanto não relacionam a qualidade de vida aos seus condicionantes. Os feirantes apenas conseguiram associar o adoecimento ao desemprego, apesar de todos os determinantes sociais precários evidenciados no bairro. A dificuldade da percepção de saúde e dos seus determinantes expõe a necessidade de ações de educação em saúde.
PALAVRAS-CHAVE: Conceito de saúde; feirantes; Determinantes Sociais de Saúde; grupo focal; saúde.
Copyright (c) 2017 Revista Cereus
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.