AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO NUTRICIONAL DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR OFERTADA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE PALMAS, TOCANTINS, BRASIL
Abstract
Objetivo: Este estudo teve o objetivo de analisar a adequação da alimentação fornecida por uma escola de tempo integral, para diferentes faixas etárias, de acordo com as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Método: Adotou-se a pesagem direta para se obter a disponibilidade dos alimentos oferecidos no desjejum, almoço e lanche da tarde, durante dez dias consecutivos. A avaliação da adequação nutricional foi realizada segundo o PNAE para macronutrientes e micronutrientes (vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro, zinco e magnésio) e fibras. A adequação dos nutrientes foi avaliada para as faixas etárias de 6-10, 11-15 e 16-18 anos, conforme perfil dos estudantes da escola. Para avaliação dos cardápios utilizou-se o programa software Avanutri®. Também foi avaliado se o cardápio elaborado correspondia ao cardápio executado pela Secretaria de Educação. Resultados: Dos dez avaliados, apenas 1 dia não houve mudanças no cardápio elaborado. Para a faixa etária de 6 a 10 anos, observou-se adequação dos 70% recomendados para a energia, carboidrato, proteína, vitamina A, C, zinco e ferro. Na faixa etária de 11-15anos, houve adequação apenas do ferro, vitamina A e C. Já para os estudantes de 16-18 anos apenas a vitamina A e C adequaram-se conforme a recomendação. Observou-se que a fibra alimentar não atingiu a recomendação para nenhuma faixa etária, assim como o lipídio, cálcio e magnésio. Conclusão: Os resultados mostram necessidade de corrigir falhas do conteúdo nutricional das refeições ofertadas, pois as mesmas constituem parte fundamental do consumo alimentar dos alunos de escolas de tempo integral.
Copyright (c) 2017 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.