TRABALHO EM EQUIPE: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA DA MICRORREGIÃO DE SAÚDE DE PASSOS/PIUMHI, MG
Abstract
Objetivo: verificar princípios da Educação Interprofissional (EIP) nas estratégias de formação para o trabalho em equipe no âmbito dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Método: estudo exploratório, qualitativo, com 21 profissionais componentes de equipes NASF da Microrregião de Saúde de Passos/Piumhi, MG. A coleta de dados foi efetivada por grupos focais realizados em fevereiro de 2014. Os dados pertinentes à caracterização da amostra foram tratados por estatística descritiva e os depoimentos por análise de conteúdo temática. Resultados: emergiram quatro categorias de análise: O trabalho em equipe: conceitos e significações; Interfaces do trabalho em equipe: forças propulsoras e limitantes; Processos acadêmicos de formação em saúde: preparação para o trabalho em equipe?; Processos de formação em serviço para o trabalho em equipe. Conclusão: Não ficaram evidenciados princípios da EIP nas experiências decorrentes dos processos de formação acadêmicos, já que se estruturam num modelo pedagógico que fragmenta o cuidado. No que tange aos processos formais de formação em serviço, estes não foram reconhecidos como existentes, de modo que a capacitação profissional decorre da interlocução entre os sujeitos, sobretudo durantes as discussões de casos clínicos.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.