ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES PARA ANÁLISE DO PLANO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO NORDESTE BRASILEIRO (PCTI/NE)
Abstract
A proposta deste paper é discutir, à luz dos pressupostos CTS, o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Brasileiro. O Plano, solicitado ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, pelos Secretários Estaduais de C&TI e pelos presidentes das FAP´s, parte de pelo menos três constatações: a) a manutenção do processo de transformações em curso no Nordeste reserva um papel fundamental para a CT&I; b) o Nordeste avançou muito nos anos recentes, mas ainda acumula déficits acentuados em várias frentes (apresenta maior índice de desigualdade do País); e c) o deslanche da base técnico-científica força a incursão sobre segmentos de maior densidade tecnológica e promove maior intercâmbio com competências existentes em outras regiões do País. Busca-se, neste trabalho, uma análise do PCTI/NE, com foco nas seguintes questões: a concepção de CT&I expressa (ou nas entrelinhas) do documento; a relação CT&I – Desenvolvimento Regional; a natureza das políticas propostas, seu alcance e diálogo com as demandas críticas para o desenvolvimento da região; e, ainda, como as ações de CT&I propostas interagem com as demais estratégias de desenvolvimento para a região. Compreende-se que o Plano representa uma contribuição importante para o avanço da articulação federativa e o desenvolvimento de projetos, programas e demais iniciativas de CT&I no Nordeste, em consonância com as definições da Estratégia Nacional de CT&I. Entretanto, só ganhará sentido prático na medida em que encontre expressão concreta na política de CT&I dos Estados da região e do País.
Copyright (c) 2017 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.