CRIANÇAS ENVOLVIDAS EM CONFLITOS ARMADOS NA ÁFRICA: OS DIREITOS HUMANOS E A TEORIA CRÍTICA
Abstract
Este estudo tem o objetivo de colocar em debate a problemática das crianças envolvidas emconflitos armados na África e mostrar as razões para que isso aconteça. Sendo assim, três
questões serão interligadas: direitos humanos, teoria das relações internacionais diante do
Estado africano e as crianças envolvidas em hostilidades no continente. Inicialmente, há um
breve histórico dos direitos humanos na sociedade internacional, separado basicamente por
duas fases: antes de 1945 e após 1945 (com a criação da Organização das Nações Unidas).
Nesse mesmo âmbito, será debatido como alguns autores definem os direitos humanos.
Posteriormente, serão citadas algumas das teorias das relações internacionais, que explicam as
relações do atores no sistema internacional, e como elas se relacionam com os direitos
humanos, com o Estado soberano e com a sociedade civil internacional (Organizações não–
governamentais, nacionais e internacionais, e a sociedade em geral). Por último, são
apresentadas algumas conclusões sobre as formas de auxilio da sociedade civil em geral na
problemática.
Published
2010-06-21
How to Cite
Carvalho, C. R. F. de. (2010). CRIANÇAS ENVOLVIDAS EM CONFLITOS ARMADOS NA ÁFRICA: OS DIREITOS HUMANOS E A TEORIA CRÍTICA. REVISTA CEREUS, 1(2). Retrieved from http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/27
Section
Artigos
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.