ANÁLISE DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE TIJOLO ECOLÓGICO COM INCORPORAÇÃO DE CINZAS DE SECADORES DE GRÃOS

  • Julierme Siriano Silva Centro Universitário UnirG Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

A presente pesquisa busca apresentar uma solução alternativa para o descarte de cinzas geradas em secadores de grãos na fabricação de tijolos ecológicos, bem como de analisar o comportamento das propriedades e características. As cinzas foram coletadas dos secadores de grãos situados no município de Gurupi/TO. Verificou-se que o traço com 15% de substituição do cimento apresentou melhora na resistência à compressão simples em relação ao traço convencional. No entanto para porcentagem de 30% teve-se uma queda da resistência em decorrência do aumento da matéria orgânica presente no traço e maior fator água/cimento necessário para garantir homogeneidade e trabalhabilidade. O solo estudado constitui-se de arenoso, apresentando diminuição nos limites de consistência à medida que as cinzas foram incorporadas nas amostras, devido às suas características não-plásticas e não-coesivas.

Biografia do Autor

Julierme Siriano Silva, Centro Universitário UnirG Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2014). Mestrando do Mestrado Profissional de Engenharia Ambiental da UFT.  Engenheiro Civil da Universidade Federal do Tocantins campus Gurupi - TO. Professor do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário UnirG.
Publicado
2020-07-05
Como Citar
Silva, J. S. (2020). ANÁLISE DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE TIJOLO ECOLÓGICO COM INCORPORAÇÃO DE CINZAS DE SECADORES DE GRÃOS. REVISTA CEREUS, 12(2), 54-68. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2707