MODELO MATEMÁTICO PARA SIMULAÇÃO DA PROPAGAÇÃO ACÚSTICA SUBMARINA E SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS EM ALGUMAS ESPÉCIES DE CETÁCEOS
Abstract
Uma das características importantes dos mamíferos marinhos é sua capacidade de transmitir e recepcionar sons em ambiente submarino. Tal capacidade é fundamental para a sobrevivência desses mamíferos em seu habitat natural, fazendo com que esses animais sejam extremamente dependentes da paisagem acústica local. Atividades como comunicação, caça, fuga de predadores, orientação geográfica, acasalamento, entre outras, estão diretamente ligadas à capacidade desses animais de emitir e receber sons ao seu redor. A poluição sonora causada pelas ações humanas na execução de suas atividades produtivas nos mares e oceanos, pode interferir de uma forma negativa na rotina desses animais. O presente trabalho trata de um modelo matemático e computacional, baseado na equação diferencial parcial da onda, capaz de simular a intensidade da propagação acústica em um ambiente submarino. Desta forma, é possível gerar um panorama da poluição de ruídos gerados pelas ações humanas e relacioná-las com as características acústicas de algumas espécies de mamíferos marinhos, avaliando os possíveis impactos na vida desses animais.
Copyright (c) 2020 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.