ANÁLISE DOS ESTÁGIOS CURRICULARES NÃO OBRIGATÓRIOS DESENVOLVIDO POR ACADÊMICOS DA UNIRG EM EMPRESAS PRIVADAS DE GURUPI – TO, ATRAVÉS DA UNIDADE DE INTEGRAÇÃO EMPRESA JÚNIOR UNIRG A/C.

  • Fabio Pegoraro
  • Márllos Peres de Melo
  • André Luiz P da Costa

Abstract

Opresente trabalho analisou o desempenho dos acadêmicos da UNIRGnos estágios curriculares não
obrigatórios realizados nas empresas privadas de Gurupi – TO, através da unidade de Integração
Empresa Júnior UNIRG A/C. A população pesquisada foi de 30 acadêmicos que se encontram
realizando estágios curriculares não obrigatórios em empresas privadas conveniadas. A técnica para
coleta de dados foi através de entrevista com perguntas abertas e fechadas. Oestudo revelou que o
curso de administração oferece maior oportunidade de estágio. Observou-se que a carga horária
semanal cumprida pela maioria dos estagiários é de seis horas diárias. Embora essa seja a jornada
permitida, existem estagiários excedendo esse limite, chegando a variar entre duas e seis horas por
semana, provocando insatisfação por não serem remunerados por essas horas e comprometendo o
horário das aulas na faculdade. Outra insatisfação está relacionada à bolsa-auxílio. Muitos revelaram
que o que recebem não é compatível com as funções exercidas e que não há pontualidade em seus
pagamentos por parte das empresas. Um dado que chamou atenção foi que 64%dos entrevistados
afirmam não desempenhar atividades em seu estágio que seja compatível com sua área de formação.
E o mais intrigante é que a maioria destes considera-se satisfeita com as atividades que lhe são
atribuídas. Mesmo não estando em conformidade com seu curso, reconhece que o simples fato de se
manter no mercado de trabalho já é de grande valor.
Published
2010-06-21
How to Cite
Pegoraro, F., Melo, M. P. de, & Costa, A. L. P. da. (2010). ANÁLISE DOS ESTÁGIOS CURRICULARES NÃO OBRIGATÓRIOS DESENVOLVIDO POR ACADÊMICOS DA UNIRG EM EMPRESAS PRIVADAS DE GURUPI – TO, ATRAVÉS DA UNIDADE DE INTEGRAÇÃO EMPRESA JÚNIOR UNIRG A/C. REVISTA CEREUS, 1(2). Retrieved from http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/30