Professor universitário: percepções acerca das demandas e recursos de seu trabalho
Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções dos professores universitários sobre a reestruturação de seu trabalho e suas implicações para sua vida laboral e pessoal. Para tal, o estudo ancorou-se na Teoria de Demandas e Recursos (JD-R). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde a análise dos dados, das seis entrevistas semiestruturadas, foi realizada no software Iramuteq, através da Análise de Similitude. Os resultados sugerem que organização do trabalho tem levado a desgastes pelo desequilíbrio entre demandas e recursos. Porém, a utilização de recursos (do trabalho e pessoais), ações de redesenho do trabalho e o sentido do trabalho são importantes fatores para diminuir demandas e proteger a saúde docente.
Copyright (c) 2020 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.