Utilização de terapia fotodinâmica e fotobiomodulação como terapias complementares no tratamento da esporotricose em felinos
Abstract
A esporotricose é uma doença infectocontagiosa de extrema importância na clínica de felinos, pois apresenta desafios devido ao tratamento ser longo e dificultoso. O objetivo nesta pesquisa foi avaliar o efeito da terapia fotodinâmica (aPDT) e fotobiomodulação (FBM) como terapias complementares para o tratamento de esporotricose em felinos. Foram selecionados 12 felinos domésticos com sintomas de esporotricose, que foram divididos em 3 grupos de tratamento: G1 - tratamento convencional; G2 - tratamento convencional + irradiação laser; G3 - tratamento convencional + fotossensibilizador e irradiação laser. As aplicações foram realizadas uma vez por semana até completa cicatrização das lesões. Todos os animais possuíam estatisticamente um padrão em termos de tamanho da lesão no D0. Os animais do G1 não apresentaram cicatrização total em 56 dias de acompanhamento das lesões e tratamento convencional, enquanto os animais do G2 e do G3 apresentaram cicatrização em 14 dias pós início do tratamento. Concluiu-se que as feridas existentes em quadros de esporotricose felina tratadas com FBM ou aPDT apresentaram melhor evolução do processo de cicatrização comparada com o tratamento convencional a partir do 7º dia de início do tratamento, promovendo total cicatrização no 14º dia.
Copyright (c) 2021 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.