IS THE THROBBING QUALITY OF TENSION TYPE HEADACHE (TTH) ALTERED BY FREQUENCY, INTENSITY AND DURATION? A CLINICAL STUDY IN A SELECTED POPULATION OF TTH AND CRANIOMANDIBULAR (CMD) INDIVIDUALS.

  • Omar Franklin Molina Centro Universitario UnirG
  • Rafael Navarro Aquilino Centro universitario UnirG
  • Rise Consolação Rank
  • Marcus Geraldo Sobreira Peixoto
  • Sonia Paiva Torres
  • Joaquim dos Santos Penoni
  • Janrier Tatim

Abstract

A dor de cabeça por tensão muscular (DCT) é a dor de cabeça mais frequente na populaçãogeral, nas clínicas de dores de cabeça e de distúrbios craniomandibulares (DCMs). O objetivodeste estudo foi avaliar algumas variáveis específicas de indivíduos com DCT e alguns fatoresque afetam a qualidade latejante da dor. 111 protocolos de avaliações de pacientes com DCMse DCT encaminhados de forma consecutiva foram examinados retrospectivamente. Algunsdados foram comparados com aqueles de outros estudos sobre este assunto. A idade médiados indivíduos com DCT foi de 33.4 anos. 6.3%, 47.7% e 45.9% da amostra apresentou asformas clínicas de TTH infrequente, frequente e crônica respectivamente. 9%, 65.7% e 25.2%apresentou DCT leve, moderada e severa respectivamente. Dores nunca latejantes,ocasionalmente latejantes e sempre latejantes foram observadas em 36, 64 e 11 indivíduoscom TTH respectivamente. Dor sempre latejante foi observada em 9%, 8.3% e 17.8% dosindivíduos com TTH leve, com dor moderada e com TTH severa, respectivamente. Conclui-seque a dor na TTH varia muito em frequência, severidade, cronicidade e na descrição pulsante.Palavras-chave: Dor de cabeça por tensão muscular. Severidade. Latejante.
Published
2010-07-21
How to Cite
Molina, O. F., Aquilino, R. N., Rank, R. C., Peixoto, M. G. S., Torres, S. P., Penoni, J. dos S., & Tatim, J. (2010). IS THE THROBBING QUALITY OF TENSION TYPE HEADACHE (TTH) ALTERED BY FREQUENCY, INTENSITY AND DURATION? A CLINICAL STUDY IN A SELECTED POPULATION OF TTH AND CRANIOMANDIBULAR (CMD) INDIVIDUALS. REVISTA CEREUS, 2(1). Retrieved from http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/40