Validação de tecnologia educativa para hipertensos

Abstract

Resumo: A pressão arterial elevada é uma condição de saúde poli-fatorial, de longa duração, não transmissível, que é caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea. Esta condição é um dos principais fatores de risco associados a doenças renais e cardiovasculares. Os elementos de risco incluem predisposição genética, idade, gênero, etnia, excesso de peso ou obesidade, consumo de sódio e potássio, falta de atividade física e consumo de álcool. Objetivo: realizar a validação de conteúdo de uma cartilha e bingo sobre Hipertensão Arterial. Método: estudo metodológico de validação de conteúdo. O processo de realização ocorreu na esfera virtual, os participantes foram juízes especialistas. A coleta de dados seguiu três blocos de critérios: objetivo, estrutura e apresentação e relevância. O instrumento foi organizado em uma escala do tipo Likert  enviado usando o Google Forms. A análise estatística permitiu obter o Índice de Validação de Conteúdo, que requer uma concordância mínima de 80% entre os juízes para validar itens, e blocos.

 

Published
2024-03-26
How to Cite
Andrade, T. O., Carvalho, D. S. de, Reis, H. F., & Santos, A. N. (2024). Validação de tecnologia educativa para hipertensos. REVISTA CEREUS, 16(1), 367-377. Retrieved from http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4623