O OLHAR DO DOCENTE SOBRE A MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE PREPARAÇÃO PARA A FUNÇÃO DE PROFESSOR

  • Janaina Bianca Barletta Universidade Tiradentes Universidade Federal de Sergipe

Abstract

O processo de monitoria é uma das estratégias de iniciar a formação de docentes durante a graduação já apontada por outros autores, ainda que a literatura sobre o tema seja escassa. Por outro lado, o professor universitário em geral é um profissional especializado que ministra aulas em universidades por possuir um mestrado ou doutorado, sem que para isso tenha necessariamente adquirido os conhecimentos técnicos pedagógicos e a didática de ensino. Diante deste contexto, o objetivo do presente artigo foi realizar um levantamento bibliográfico a respeito da formação docente e da monitoria, bem como analisar de forma exploratória a visão do docente do curso de psicologia sobre a monitoria, através de uma pesquisa realizada com 05 docentes que ofertam monitoria no curso de Psicologia. Para tanto, foi utilizado um questionário autoaplicável e feita análise de conteúdo categorial temática. Como resultados verificou-se que apesar da monitoria ser um recurso muito utilizado no campo acadêmico e considerado como tendo uma relação direta na preparação para a docência, ainda é percebida e usada apenas como facilitadora do trabalho do professor no processo de ensino e de aprendizagem. O que se propõe com este trabalho é uma contribuição para que os docentes possam ampliar a visão a respeito da função do monitor e assim inserir o discente que se propõe a fazer monitoria em atividades que lhe prepare para a docência.

Published
2011-06-27
How to Cite
Barletta, J. B. (2011). O OLHAR DO DOCENTE SOBRE A MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE PREPARAÇÃO PARA A FUNÇÃO DE PROFESSOR. REVISTA CEREUS, 3(1). Retrieved from http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/57