O OLHAR DO DOCENTE SOBRE A MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE PREPARAÇÃO PARA A FUNÇÃO DE PROFESSOR
Abstract
O processo de monitoria é uma das estratégias de iniciar a formação de docentes durante a graduação já apontada por outros autores, ainda que a literatura sobre o tema seja escassa. Por outro lado, o professor universitário em geral é um profissional especializado que ministra aulas em universidades por possuir um mestrado ou doutorado, sem que para isso tenha necessariamente adquirido os conhecimentos técnicos pedagógicos e a didática de ensino. Diante deste contexto, o objetivo do presente artigo foi realizar um levantamento bibliográfico a respeito da formação docente e da monitoria, bem como analisar de forma exploratória a visão do docente do curso de psicologia sobre a monitoria, através de uma pesquisa realizada com 05 docentes que ofertam monitoria no curso de Psicologia. Para tanto, foi utilizado um questionário autoaplicável e feita análise de conteúdo categorial temática. Como resultados verificou-se que apesar da monitoria ser um recurso muito utilizado no campo acadêmico e considerado como tendo uma relação direta na preparação para a docência, ainda é percebida e usada apenas como facilitadora do trabalho do professor no processo de ensino e de aprendizagem. O que se propõe com este trabalho é uma contribuição para que os docentes possam ampliar a visão a respeito da função do monitor e assim inserir o discente que se propõe a fazer monitoria em atividades que lhe prepare para a docência.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.