CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DO SUS, POLO DE ARAGUAÍNA
Abstract
O controle de infecção é de grande importância na prática clínica do cirurgião-dentista. O objetivo deste estudo foi realizar uma avaliação microbiológica de locais e equipamentos utilizados da clínica odontológica, durante a realização das aulas práticas do Curso Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica de Saúde do SUS, polo de Araguaína. Foram coletadas 22 amostras com auxílio de swabs estéreis da maçaneta da porta de entrada da clínica (02), da superfície externa de frascos usados para borrifar álcool 70% (10) e de hastes de refletor de diferentes equipos instalados (10). Após coleta, as amostras foram colocadas em caldo BHI e, posteriormente, semeadas em meios de cultura Agar Müller-Hinton e Agar Sabouraud Dextrosado. As placas que apresentaram crescimento positivo de colônias foram submetidas a análises bioquímicas para identificação dos microrganismos e microscopia. Foram isolados microrganismos patogênicos em todas as amostras coletadas. Staphylococcus coagulase negativa (SCoN) foram isolados em 54,5% das amostras, Staphylococcus aureus em 45,5%, Escherichia coli em 45,5%, Acinetobacter spp, 9,1%, Bacillus spp, 18,2% e Aspergillus spp em 27,3%. Os resultados sugerem que medidas mais severas de controle de infecção devem ser adotadas nos consultórios odontológicos a fim de evitar a infecção cruzada.
Palavras-Chave: Microrganismo. Biossegurança. Odontologia.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.