INFLUÊNCIA DOS DESVIOS NUTRICIONAIS GESTACIONAIS NO PESO AO NASCER DE RECÉM-NASCIDOS ATENDIDOS PELA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PALMAS – TOCANTINS
Abstract
O estado nutricional materno relaciona-se intrinsecamente ao estado nutricional do concepto, por isso, o acompanhamento nutricional gestacional é o preconizado. O presente estudo teve como objetivo avaliar as prevalências de recém-nascidos com baixo peso ao nascer ou grandes para idade gestacional, entre as crianças atendidas na rede pública de saúde de Palmas, correlacionando-se tais prevalências aos distúrbios nutricionais maternos pré-natais. Tratou-se de uma pesquisa de cunho transversal, em que os sujeitos foram gestantes e seus recém-nascidos. A pesquisa incluiu a aplicação de questionário elaborado para o estudo, além da utilização de quadro de acompanhamento antropométrico gestacional; do gráfico de acompanhamento nutricional da gestante, proposto pelo Institute of Medicine; questionário de frequência de consumo alimentar na gestação e coletas de dados nas bases do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos, do Ministério da Saúde. Houve associação significativa, desfavorável, do peso ao nascer com o estado nutricional materno, a idade materna, a evolução do ganho ponderal materno e o estado nutricional atual materno. Tais associações ressaltam a necessidade de assistência nutricional pré-natal precoce e contínua às gestantes, o que contribuirá para a diminuição dos índices de mortalidade materno-infantil e demais evoluções desfavoráveis nesse contexto.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.