CONTRADIÇÕES DA HERANÇA EM EMPRESAS FAMILIARES DO RAMO CALÇADISTA: Uma análise dos paradoxos, expectativas e problemáticas da sucessão familiar
Abstract
Herdar uma empresa familiar é por muitas vezes considerado como uma dádiva, no entanto, esta narrativa pode possuir seus revezes, já que a herança se apresenta, em alguns casos, como uma “maldição”. O objetivo desta pesquisa foi analisar as expectativas, paradoxos e problemáticas de pais e filhos no processo sucessório nas empresas familiares de pequeno porte do ramo calçadista de Nova Serrana. Para tal, utilizou-se de um percurso metodológico na abordagem exploratória qualitativa, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas centradas no problema. Foram entrevistados 04 pais-sucedidos e 04 filhos-sucessores e a análise de dados foi feita a partir da análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas T.I. 7.0. Os resultados apontaram que para os sucessores (filhos), os dilemas estão relacionados ao medo e à insegurança sobre sua própria capacidade de suceder o pai e dar continuidade às atividades da empresa com sucesso. Já para os sucedidos (pais) existe o receio frente à pouca experiência dos filhos, além de uma dificuldade de abrir mão de suas atividades na empresa e se desvincular desta. Notou-se a partir destes, que o fardo psicológico e a ênfase na manutenção do sucesso são fatores que influenciam no processo de sucessão familiar, podendo coloca-lo em xeque, principalmente quando o pai, receoso quanto à inexperiência do filho, o aprisiona em uma situação de viver sempre com a possibilidade do erro.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.