UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E O DESEMPENHO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS
Resumen
A discussão referente às cotas para acesso ao ensino superior destaca-se como um dos mais intensos e polêmicos debates no meio acadêmico e social em geral. Apesar das divergências, este estudo parte do pressuposto de que as cotas sociais contribuem para a promoção de oportunidades equitativas no acesso ao ensino superior. Neste sentido, objetivou-se aferir a influência do desempenho dos estudantes provenientes da rede pública de ensino sobre a nota dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Especificamente, realizou-se (i) uma análise comparativa entre as notas dos alunos provenientes exclusivamente de escolas públicas e as notas alunos dos provenientes exclusivamente de escolas privadas que realizaram o Enade em 2012 e, (ii) analisou-se o impacto do número de alunos provenientes de escolas públicas na nota média geral dos cursos. Para tanto, utilizou-se uma abordagem quantitativa, com levantamento de dados obtido através de dados secundários. Alcançou-se o primeiro objetivo específico por meio da representação gráfica, da análise da estatística descritiva dos dados e do teste de diferença entre médias independentes. Para atingir o segundo objetivo específico, aplicou-se o método de Regressão Linear Simples. Os resultados demonstraram que não há diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho dos estudantes provenientes exclusivamente de escolas públicas e dos provenientes exclusivamente de escolas privadas nos cursos analisados. Ademais, identificou-se que o aumento do número de alunos provenientes de escolas públicas não acarreta em reduções significativas no desempenho médio dos cursos.
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