MULHERES MASTECTOMIZADAS: SENTIMENTOS E SIGNIFICADOS DIANTE DO DIAGNÓSTICO E AUTOIMAGEM
Resumen
No Brasil, o câncer de mama tem sido a maior causa de óbitos da população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Em razão de sua elevada incidência, a neoplasia da mama torna-se uma das grandes preocupações epidemiológicas, sobretudo, pelos impactos psicológicos e sociais que acarretam para a saúde da mulher. Desta maneira objetivou-se compreender os sentimentos e o significado frente ao diagnóstico do câncer de mama e autoimagem em mulheres mastectomizadas. Foram entrevistadas 10 mulheres mastectomizadas. Tratou-se de pesquisa qualitativa de caráter descritivo e utilizou-se da análise conteúdo de Bardin, como técnica de tratamento de dados. O estudo possibilitou identificar que após o diagnóstico da doença algumas mulheres mostraram-se surpresa, sentimentos de negação e raiva também foram identificados nos relatos diante de uma situação tão amedrontadora que provoca dúvidas, incertezas e medos. A perda da mama trouxe sensação de desfiguramento, vergonha, constrangimento À doença, foram atribuídos dois significados: o primeiro como doença letal, destrutiva e causadora de sofrimento, e o segundo como evento que possibilitou aprendizado e superação. A mastectomia não acarreta somente o prejuízo físico à mulher, mas compromete física, emocional e socialmente, tendo em vista que a mama representa a identidade feminina da mulher e a sua extração significa muitas vezes uma mutilação extremamente dolorosa comprometendo significativamente a autoimagem dessa mulherDerechos de autor 2017 REVISTA CEREUS
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.