Análise da qualidade de vida dos cirurgiões dentistas em Gurupi-TO

Resumen

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a “qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Objetivo: avaliar a qualidade de vida dos cirurgiões dentistas (CD) que atuam em Gurupi-To. Metodologia: Estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa, com participação de 40 cirurgiões dentistas em Gurupi-TO. Estes profissionais responderam a um formulário socioeconômico e preencheram o questionário WHOQOL – BREF. As informações socioeconômicas e as variáveis categóricas do formulário WHOQOL – BREF foram analisadas através de estatísitica descritiva. Resultados: a maioria dos CD possui mais de uma especialidade e é proprietária da clinica. Todos os entrevistados estão satisfeitos com a profissão, mas 25% tem alguma doença crônica e 22,5% precisaram de licença médica. Os valores obtidos em nos cinco domínios foram: físico – 79,46; psicológico – 74,90; relações sociais – 75,63, ambiente – 69,58 e auto avaliação da qualidade de vida – 76,56. Cinco itens estiveram bem abaixo da média: dor e desconforto (16,88), dependência de medicação (13,75), retorno financeiro (60), sentimentos negativos (30,63) e recreação ou lazer (50,63). Conclusão: a autoprecepção da qualidade de vida não é condizente com alguns aspectos que podem trazer consequências negativas no futuro para estes profissionais. 

Biografía del autor/a

Karin Ferretto Santos Collier, Centro Universitário UnirG
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (1989), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1998) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2001).
Publicado
2018-05-15
Cómo citar
Cerqueira, A. M., Syani, A. A., Collier, K. F. S., & Marinho, V. L. (2018). Análise da qualidade de vida dos cirurgiões dentistas em Gurupi-TO. REVISTA CEREUS, 10(1), 101-110. Recuperado a partir de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1643