DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NO BRASIL: Formação das Condições Estruturais e Funcionais de um Sistema Nacional de Inovação
Resumen
O objetivo deste trabalho é expor a forma como foi construído o formato de atuação visando o Desenvolvimento Tecnológico fundado no aspecto estrutural e funcional de Sistema Nacional de Inovação. Para isso o estudo será concentrado, inicialmente, na forma como algumas das principais nações envolvidas com a Segunda Guerra Mundial iniciaram um processo de reformulação da relação de seus governos com a ciência, principalmente os Estados Unidos, que construiu um formato de atuação na promoção do desenvolvimento da ciência estruturado em aliança tríplice, formada pelo Poder Público, Instituições de Ensino e Setor Empresarial, e na constituição de elementos jurídicos e institucionais responsáveis pela funcionalidade e sucesso do sistema. A realidade brasileira será abordara como Política Pública, pelo que, a abordagem será interdisciplinar, de forma a contemplar preceitos jurídicos, econômicos e sociais do processo histórico anterior e posterior a, de forma a relevar a forma como foram constituídos os elementos essenciais à formação de um sistema Nacional de Inovação brasileiro.
Derechos de autor 2017 REVISTA CEREUS
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.