PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE GURUPI/TO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA
Resumen
A Atenção Básica é caracterizada como a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde, na qual devem estar centradas as ações de promoção da saúde. Para o seu pleno desenvolvimento é necessário que os atores envolvidos neste processo compreendam a importância de se pautarem nos princípios da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender a percepção dos coordenadores das Equipes de Saúde da Família (ESF) sobre a implementação da PNAB nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Gurupi-TO. Participaram da pesquisa 11 (onze) enfermeiros coordenadores das ESF, um de cada UBS. Tratou-se de uma pesquisa descritivo-e exploratória, de abordagem qualitativa. Para análise dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo de Bardin (2009). No município de Gurupi, o processo de implementação da PNAB ocorre de maneira vertical, através de reuniões mensais com gestores da Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, por mais que os sujeitos participantes desta pesquisa reconheçam que os princípios e diretrizes da referida política pública de saúde são importantes para o pleno desenvolvimento da Atenção Básica, os mesmos afirmaram que, devido à sobrecarga de tarefas e atribuições e ao déficit de recursos humanos, a implementação da PNAB não ocorre integralmente.
Derechos de autor 2018 REVISTA CEREUS
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.