Verificação da produção de substâncias antimicrobianas por fungos endofíticos associados à Soja (Glycine max (L.) Merrill)
Resumen
RESUMO
Fungos endofíticos são microrganismos que colonizam os tecidos internos de vegetais, de forma intra ou intercelular, sem causar dano ao hospedeiro. Até o momento, foram detectadas a presença de fungos endofíticos em todas as espécies de plantas amostradas, de briófitas a angiospermas. A soja (Glycine max) é uma das culturas vegetais mais importantes no Brasil e no mundo, principalmente devido a sua grande concentração de óleo e proteínas. Neste estudo foram isolados fungos endofíticos associados à soja e verificado o seu potencial de produção de substâncias antagonistas a patógenos de interesse médico e agronômico. Os endófitos foram agrupados macro-morfologicamente em morfoespécies, das quais foram realizados extratos metanólicos que foram avaliados quanto a sua capacidade de inibir in vitro, os seguintes microrganismos alvos: Candida albicans ATCC 18804, C. krusei ATCC 20298, Escherichia coli ATCC 25922, Staphylococcus aureus ATCC 12600 e Colletotrichum gloeosporioides CG 162. Foram obtidos 140 isolados a partir de 480 fragmentos de folhas. Estes isolados foram agrupados em 34 morfoespécies. Sendo que 77 isolados foram capazes de inibir o crescimento de pelo menos uma bactéria, 54 inibiram o crescimento de S. aureus, 23 inibiram E. coli e 18 inibiram tanto S. aureus quanto E. coli. Nenhum isolado foi capaz de inibir os fungos testados. Contudo, novos estudos devem ser realizados para identificar molecularmente as morfoespécies e caracterizar as substâncias inibitórias produzidas.
- Figura 1 – Frequência de morfotipos de fungos endofíticos isolados de Glycine max. (Português (Brasil))
- Fig. 2 – Diagrama de Venn, número extratos positivos contra E. coli, S. aureus e contra ambas as bactérias. (Português (Brasil))
- Tabela 1 - Frequência de isolamento de fungos endofíticos associados a Glycine max. (Português (Brasil))
- termo de transferência de direitos autorais (Português (Brasil))
Derechos de autor 2018 REVISTA CEREUS
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.