Percepções dos professores de ciências e biologia de escolas do Tocantins e Amazonas
Resumen
Estudos diversos têm mostrado a importância das percepções dos professores que ministram as disciplinas de ciências e biologia e da avaliação do material didático utilizado em sala de aula. Neste contexto, apresentamos e discutimos as informações referentes às percepções de doze professores das redes estadual, municipal e particular de três municípios do Estado do Tocantins e dois municípios do Estado do Amazonas com foco nas áreas de genética, biologia molecular e biotecnologia e a análise dos livros didáticos de ciências e biologia contendo esses temas e usados em sala de aula. Aplicou-se um questionário semiestruturado com dezenove perguntas. Com esse questionário buscou-se caracterizar o perfil dos docentes por meio de questões sobre sua formação acadêmica e complementar; dados da escola onde o docente trabalha; perfil do conhecimento nas áreas da genética, biologia molecular e biotecnologia e a análise do livro didático de ciências e biologia. As respostas dadas às questões fechadas foram categorizadas em porcentagens e as questões abertas pela técnica de análise de conteúdo. Dentre as fontes de informações mais utilizadas houve destaque significativo para o livro didático e pela internet. Os professores sentem-se aptos a lecionar o conteúdo de genética e áreas afins e de acordo com os mesmos, o conhecimento que se tem é adequado, porém falta tempo para trabalhar o conteúdo básico de genética juntamente com temas de biologia molecular e biotecnologiaDerechos de autor 2018 REVISTA CEREUS
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