ANÁLISE SITUACIONAL DAS HORTAS COMUNITÁRIAS DO MUNICÍPIO DE PALMAS, TOCANTINS, BRASIL: UMA VISÃO ETNOFARMACOLÓGICA
Resumen
A crescente procura por métodos terapêuticos alternativos e alimentação saudável, fez com que se desenvolvessem no país projetos de farmácias vivas e hortas comunitárias, assim como Políticas Nacionais que regularizam o uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos pela população e profissionais da saúde. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi realizar levantamento situacional das hortas comunitárias do município de Palmas-TO, assim como verificar as condições de manejo e cultivo de hortaliças e plantas medicinais. Foi realizado uma pesquisa com 38 beneficiários das hortas com o auxílio de um questionário semi-estruturado e observação da estrutura física das hortas, técnicas e ferramentas de manejo. Os dados agrupados e analisados com auxílio dos programas Microsoft Office Excel e Graph Pad Prism, sendo realizada análise descritiva dos mesmos. Verificou-se que 60% das hortas não possuíam rede de esgoto; 97% faziam uso de defensores agrícolas; mais de 40% utilizavam adubo de origem bovina; e apenas 3,8% dos produtos cultivados são destinados para consumo próprio dos beneficiários. Foi observado que apesar do objetivo do projeto das Hortas Comunitárias ter sido alcançado em parte, falta apoio e orientação aos beneficiários pelos profissionais da saúde além de apoio governamental, a fim de promover melhor qualidade na alimentação e disponibilizar uma terapêutica alternativa mais acessível através das plantas medicinais.
Publicado
2015-09-03
Cómo citar
Gratão, L. H. A., Rondelli, G. P. H., Silva, P. V. de S., Souza, G. S., Schott, E., Moreira, R. A. de M., & NASCIMENTO, G. N. L. D. (2015). ANÁLISE SITUACIONAL DAS HORTAS COMUNITÁRIAS DO MUNICÍPIO DE PALMAS, TOCANTINS, BRASIL: UMA VISÃO ETNOFARMACOLÓGICA. REVISTA CEREUS, 7(2), 42. Recuperado a partir de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/22
Sección
Artigos
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.