COMPREENSÃO DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE GURUPI-TOCANTINS SOBRE SAÚDE E AS FONTES DE INFORMAÇÃO

  • Meirylaine Pereira Bezerra Viegas Universidade de Gurupi
  • Marta Azevedo dos Santos Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Introdução: A informação é fundamental para a Promoção da Saúde junto aos adolescentes, pois contribui com o empoderamento do sujeito e da comunidade. Objetivos: Compreender a percepção dos adolescentes matriculados no 9º ano de uma Escola Municipal de Gurupi-Tocantins sobre saúde e as fontes que fornecem essa informação. Metodologia: Pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. Participaram 6 (seis) alunos matriculados no 9º ano de uma Escola Municipal de Gurupi-TO. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista com base em um questionário semiestruturado. Para a análise dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo. Resultados e discussão: A compreensão sobre saúde remeteu ao modelo biomédico. As principais fontes de informação citadas foram a família, a escola, amigos e meios de comunicação, especialmente a televisão e a internet. Os adolescentes confiam nos profissionais da Unidade Básica de Saúde, porém não compreendem com clareza as informações que recebem. Conclusões: a compreensão sobre saúde não contemplou os múltiplos aspectos relacionados aos Determinantes Sociais em Saúde. Existe a necessidade de projetos de Educação em Saúde que envolvam os estudantes no desenvolvimento de ações direcionadas a esse público na própria escola.

Biografia do Autor

Meirylaine Pereira Bezerra Viegas, Universidade de Gurupi
Psicóloga. Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Jornalista da Assessoria de Comunicação da Universidade de Gurupi. 
Marta Azevedo dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Sevilha – ES. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Tocantins.

Publicado
2020-04-04
Como Citar
Bezerra Viegas, M. P., & dos Santos, M. A. (2020). COMPREENSÃO DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE GURUPI-TOCANTINS SOBRE SAÚDE E AS FONTES DE INFORMAÇÃO. REVISTA CEREUS, 12(1), 223-237. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3004
Seção
Artigos