REPERCUSSÕES PSICOSSOCIAIS EM MULHERES QUE SOFRERAM CIRURGIA DE MASTECTOMIA ACOMPANHADAS PELA LIGA FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA DE GURUPI-TO
Resumen
Essa pesquisa tem o objetivo de compreender como a mulher sente seu corpo após a cirurgia de mastectomia, verificar o significado atribuído ao câncer e identificar estratégias utilizadas para o enfrentamento do câncer de mama. A mastectomia é um dos métodos mais utilizados para o tratamento do câncer de mama e tem como objetivo a retirada total do tumor. Apesar da possível cura da doença, os prejuízos emocionais e sociais causados pela mastectomia são irreversíveis, afetando o contexto social e o âmbito familiar em que essa mulher está inserida. A retirada do seio é traumática, podendo produzir mudança radical na aparência e, assim, a autoimagem corporal fica prejudicada. A pesquisa caracterizou-se como pesquisa de campo com abordagem qualitativa acompanhada por estudo bibliográfico. Foram entrevistadas quatro mulheres que sofreram cirurgia de mastectomia, acompanhadas pela Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer da cidade de Gurupi/TO. Na análise dos dados foram criadas subcategorias para a apresentação qualitativa dos resultados, sendo feita uma inter-relação da revisão de literatura com os dados coletados. Os resultados apontam sentimentos, apresentados pelas participantes, de medo, insegurança e abalo na autoimagem do corpo, constatando-se que a maioria das respostas comprova o referencial teórico. Nesse cenário, foi possível identificar a necessidade de suporte psicológico para essas mulheres para auxiliá-las na elaboração de sua nova imagem corporal.
Palavras-chave: Mastectomia. Câncer de Mama. Autoimagem.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.