Análise do perfil epidemiológico dos pacientes acometidos por doença de chagas aguda notificados em Araguaína-TO no período de 2007 a 2018
Resumen
Os conhecimentos sobre a doença de Chagas tiveram seu pontapé inicial no ano de 1909, através de uma expressiva endemia rural que ocorreu em vários países latino-americanos. A doença de Chagas (DC) é uma patologia de cunho infeccioso, provocada pelo agente etiológico Trypanosoma cruzi sendo resultante das alterações humanas no meio ambiente. Com a doença em curso, ocorre uma agressão progressiva ao coração, caracterizada por uma miocardite, tem como resultado a cardiomiopatia crônica da doença de Chagas (CCDC). A fase aguda desta doença inicia-se logo depois do período de incubação, que ocorre de 1-4 semanas após a exposição ao T. cruzi, sendo o período em que não há manifestação clínica após a contaminação denominado de período de incubação. Como é uma doença infecciosa, o diagnóstico etiológico da doença de Chagas no Brasil tem que ser realizado em todos os casos suspeitos, na fase aguda e na fase crônica. Desse modo, é fundamental integrar evidências epidemiológicas, clínicas e laboratoriais, a fim de se aumentar o grau de predição e a acurácia do diagnóstico.
Derechos de autor 2020 REVISTA CEREUS
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.