Perfil dos pacientes atendidos na Clínica Escola de Odontologia da Universidade de Gurupi nos últimos 2 (dois) anos

Resumo

As clínicas escolas odontológicas das Instituições de Ensino Superior (IES) vem buscando atender uma população que em sua grande maioria não possui condições sociais e econômicas de ter acesso a um tratamento dentário na iniciativa privada. Por essa razão, tais clínicas tem se tornado, essenciais nas buscas por melhores condições à saúde bucal da população.  O estudo tem como objetivo detectar o perfil dos pacientes atendidos nas clínicas integradas I e II, na clínica escola de odontologia da Universidade de Gurupi, através de uma pesquisa documental caracterizada como quantitativo-descritiva, onde foram analisados 222 prontuários de usuários atendidos na Clínica Escola do curso de Odontologia da presente universidade no período de 2018 a 2019. No que diz respeito aos resultados, ficou evidente constatar que o perfil dos pacientes que utilizam os serviços disponíveis da clínica escola da Universidade de Gurupi são em sua maioria: mulheres, indivíduos acima de 50 anos, renda de até 1 (um) salário mínimo, com ensino fundamental incompleto e possuem diversas profissões. Além disso, as causas da busca para o tratamento odontológico são devido à dor de dente, assim como as condições clínicas pré-existentes mais predominantes foram a de hipertensão. E por fim, a especialidade mais procurada foi de dentística.

 

Palavras-chave: Pacientes. Perfil. Clínica Escola. Odontologia.

Biografia do Autor

Caio Marques Mundim de Souza, Universidade de Gurupi

Graduado em Odontologia. Universidade de Gurupi. Tocantins. Brasil.

Matheus Bueno de Oliveira, Universidade de Gurupi

Graduado em Odontologia. Universidade de Gurupi. Tocantins. Brasil.

Vinicius Lopes Marinho, Universidade de Gurupi

Psicólogo, Doutorando em Ensino, Mestre em Ciências da Saúde-UFT, professor dos cursos de Psicologia e Odontologia da Universidade de Gurupi. Tocantins. Brasil.

Publicado
2021-07-05
Como Citar
Marques Mundim de Souza, C., Matheus Bueno de Oliveira, & Lopes Marinho, V. (2021). Perfil dos pacientes atendidos na Clínica Escola de Odontologia da Universidade de Gurupi nos últimos 2 (dois) anos. REVISTA CEREUS, 13(2), 193-205. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3434
Seção
Artigos