Influência da mídia no uso irracional de medicamentos entre os discentes do curso de farmácia de uma instituição de ensino superior

Resumen

A propaganda de medicamentos exerce uma influência significante na população, induzindo à automedicação. Dessa forma, é relevante investigar se a população de discentes de um curso superior é influenciada por recursos midiáticos. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi realizar uma revisão narrativa a respeito da influência da mídia na automedicação entre os estudantes de graduação e também avaliar o modo como os discentes de uma IES são influenciados pelos recursos midiáticos. O estudo foi uma revisão narrativa, associado a uma pesquisa transversal com 51 estudantes do curso de farmácia da UNIVISA. Observou-se que 82,40% dos entrevistados afirmaram fazer uso de automedicação, 21,6% acreditavam ter experiência da graduação ou faziam uso do medicamento com base em receitas antigas e 15,7% foram influenciados por recursos de mídia. Assim, destaca-se que as informações expostas nos recursos de mídia não exerceram grande influência para uso de medicamentos entre a maioria dos discentes.

Biografía del autor/a

José Natal Leandro da silva Junior, Centro Universitário da Vitória de santo antão -Univisa

Bacharel em Farmácia pelo Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA.

Walter Lins Barbosa Júnior, Centro Universitário da vitória de santo Antão - UNIVISA

Doutor em Ciências. Docente do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA.

Publicado
2021-10-11
Cómo citar
Leandro da silva Junior, J. N., & Barbosa Júnior, W. L. (2021). Influência da mídia no uso irracional de medicamentos entre os discentes do curso de farmácia de uma instituição de ensino superior. REVISTA CEREUS, 13(3), 196-206. Recuperado a partir de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3542