Análise de um sistema complexo baseado em egressos do Ensino de Física Stricto Sensu no Brasil entre 1972 e 2006

  • Jefferson Oliveira do Nascimento Programa de Modelagem Computacional - CIMATEC, Salvador/BA http://orcid.org/0000-0002-9323-8485
  • Hernane Borges de Barros Pereira Universidade Estadual da Bahia; CIMATEC/BA
  • Marcelo Albano Moret Universidade Estadual da Bahia; CIMATEC/BA

Resumen

A presente pesquisa traz resultados da atuação profissional de egressos do Ensino de Física no Brasil, no período de 1972-2006. O objetivo deste artigo é o de apresentarmos o método de construção de uma rede complexa de 2-modos/rede de afiliação tendo como base os autores de dissertações, teses de doutorado e de livre docência e os atuais locais de atuação profissional daqueles que se encontram na ativa profissional. Também utilizamos a teoria dos grafos e a teoria de redes sociais e complexas para o presente estudo. As arestas na rede são estabelecidas entre os autores de dissertações e teses e os locais de trabalhos deles. Das 891 referências Stricto Sensu da área de Ensino de Física, encontramos 580 Currículos Lattes com as referidas informações, ou seja, Físicos atuantes no marcado profissional. Constatamos que dos profissionais que se encontram na ativa, 72% deles estão atuando e distribuídos em Instituições de Ensino Superior Públicas, da inciativa privada ou instituições de ensino internacional. Cerca de 17% deles são professores na Educação Básica pública ou privada. Os demais, estão em Empresas privadas ou Estatais, Clínicas, Agência de Fomentos, Secretarias, Ministérios etc. Ao fim, pudemos perceber que a maioria dos profissionais estão trabalhando diretamente em instituições de ensino nos diferentes níveis da educação.

Biografía del autor/a

Jefferson Oliveira do Nascimento, Programa de Modelagem Computacional - CIMATEC, Salvador/BA

Realizó un Post-Doctorado en Sistemas Complejos (con investigación en Escenarios Epidemiológicos - cuyo enfoque fue la diseminación del Coronavirus en Brasil) en CIMATEC, en Salvador / BA. Doctora en Modelización Computacional y Tecnología Industrial, en la línea de investigación de Sistemas Complejos, también por CIMATEC. Magíster en Ciencias Exactas (PPGECE / Rio Grande do Sul), donde desarrolló investigación en Física (Modelado Computacional, Simulación Computacional y Psicología Cognitiva). Postgrado en Enseñanza de la Física, de la Universidad Federal de Pará (2006) y también en Desarrollo de Sistemas mediante Software Libre, de la Universidad de la Amazonía. Es Licenciado en Física por la Universidad Federal de Pará (2005). Actualmente es investigador en el campo de Sistemas Complejos, Teoría de Grafos, Teoría de Redes, Escenarios Epidemiológicos y Enseñanza de la Física. Es Árbitro ad-hoc de SBF (Sociedad Brasileña de Física) en el área de investigación en Enseñanza de la Física, en el Encuentro Científico de Física Aplicada de la UFES (Universidad Federal de Espírito Santo); y la Revista de Periódicos Científicos Cereus. Actuó como Árbitro en CIECITEC 2020 - V Congreso Internacional de Educación Científica y Tecnológica - Seminario Internacional de Asesores Educativos - II Congreso Nacional de Obras en Educación de la Universidad Regional Integrada del Alto Uruguay y Misiones (URI). Pertenece al Núcleo de Investigación e Innovación Aplicada (NPAI) de la Universidad Estadual de Bahía (UNEB) y de Fenómenos del Transporte (Superconductividad) y Epidemiología de la Universidad Federal de Espírito Santo (UFES). Es profesor de Física Aplicada y Matemática en la Universidad Federal de Amazonas (UFAM).

Hernane Borges de Barros Pereira, Universidade Estadual da Bahia; CIMATEC/BA

Hernane Borges de Barros Pereira concluiu o doutorado em Engenharia Multimídia pela Universitat Politècnica de Catalunya em 2002. Atualmente é Professor Pleno do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia e Professor Associado do Centro Universitário SENAI ClMATEC. É docente do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. É consultor ad-hoc do Ministério da Educação. Dentro do âmbito da ciência e tecnologia da informação e inovação, trabalha com temas como: redes sociais e complexas, difusão do conhecimento, engenharia de software, interação homem-computador, etc. usando técnicas de modelagem computacional. (English: Hernane Borges de Barros Pereira completed his doctorate in Multimedia Engineering at the Universitat Politècnica de Catalunya in 2002. He is currently Full Professor at the Department of Education at the State University of Bahia and Associate Professor at the SENAI ClMATEC University Center. He lectures in the Graduate Program in Computational Modeling and Industrial Technology and, also, in the Graduate Program in Knowledge Diffusion. He serves as an ad-hoc consultant to the Brazilian Ministry of Education. Professor Pereira main interests in the fields of science, information technology and innovation lie in the areas of social and complex networks, diffusion of knowledge, software engineering and human computer interaction, through computer modeling techniques.)

Marcelo Albano Moret, Universidade Estadual da Bahia; CIMATEC/BA

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado - SENAI - Departamento Regional da Bahia, professor titular da Universidade do Estado da Bahia e membro do comitê multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: computação, protein folding, auto-similaridade, estatística de tsallis e generalized simulated annealing.

Publicado
2022-10-19
Cómo citar
Nascimento, J. O. do, Hernane Borges de Barros Pereira, & Marcelo Albano Moret. (2022). Análise de um sistema complexo baseado em egressos do Ensino de Física Stricto Sensu no Brasil entre 1972 e 2006. REVISTA CEREUS, 14(3), 223-233. Recuperado a partir de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3887