Análise de um sistema complexo baseado em egressos do Ensino de Física Stricto Sensu no Brasil entre 1972 e 2006
Resumen
A presente pesquisa traz resultados da atuação profissional de egressos do Ensino de Física no Brasil, no período de 1972-2006. O objetivo deste artigo é o de apresentarmos o método de construção de uma rede complexa de 2-modos/rede de afiliação tendo como base os autores de dissertações, teses de doutorado e de livre docência e os atuais locais de atuação profissional daqueles que se encontram na ativa profissional. Também utilizamos a teoria dos grafos e a teoria de redes sociais e complexas para o presente estudo. As arestas na rede são estabelecidas entre os autores de dissertações e teses e os locais de trabalhos deles. Das 891 referências Stricto Sensu da área de Ensino de Física, encontramos 580 Currículos Lattes com as referidas informações, ou seja, Físicos atuantes no marcado profissional. Constatamos que dos profissionais que se encontram na ativa, 72% deles estão atuando e distribuídos em Instituições de Ensino Superior Públicas, da inciativa privada ou instituições de ensino internacional. Cerca de 17% deles são professores na Educação Básica pública ou privada. Os demais, estão em Empresas privadas ou Estatais, Clínicas, Agência de Fomentos, Secretarias, Ministérios etc. Ao fim, pudemos perceber que a maioria dos profissionais estão trabalhando diretamente em instituições de ensino nos diferentes níveis da educação.
Derechos de autor 2022 REVISTA CEREUS
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.