Estilo de Vida e Risco Cardiovascular em Servidores de uma Universidade

Resumen

Introdução: As doenças cardiovasculares são a principal causa de morbimortalidade mundialmente, sendo o estilo de vida um dos principais fatores para seu desenvolvimento. Objetivo: Analisar o perfil do estilo de vida de servidores de uma universidade pública e relacionar com o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Método: Estudo transversal realizado com 31 servidores de uma universidade pública do interior do Maranhão. Foi utilizado um instrumento para avaliação sociodemográfica e um instrumento validado para a avaliação do estilo de vida individual. Realizou-se análise descritiva dos dados por meio do Microsoft Excel (versão 2011). A pesquisa atendeu aos aspectos éticos obtendo parecer positivo de um Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados: Os participantes foram caracterizados em maior parte ao sexo feminino (74%), com faixa etária de 35 anos e renda familiar de três salários mínimos (45,1%). Evidenciou-se que poucos possuem alimentação saudável (48,38%) e realizam atividade física (35%). Um dado positivo foi que os participantes procuram controlar a pressão arterial e o colesterol (55%). No controle do stress apenas 42% reservam 5 minutos para relaxar. Conclusão: Nota-se a presença de fatores de risco para doenças cardiovasculares no estilo de vida dos participantes, sendo necessária uma intervenção para prevenção de riscos.

Biografía del autor/a

Aline de Carvalho Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão.

Natália Cristiane Silva Pereira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão.

Bianca Barroso de Sousa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão.

Karlla Eduarda de Oliveira Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão.

Antonio Werbert Silva da Costa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Professor substitito do curso de Enfermagem do Centro de Estudos Superiores de Colinas da Universidade Estadual do Maranhão.

Publicado
2022-12-20
Cómo citar
Silva, A. de C., Pereira, N. C. S., Sousa, B. B. de, Silva, K. E. de O., & Costa, A. W. S. da. (2022). Estilo de Vida e Risco Cardiovascular em Servidores de uma Universidade. REVISTA CEREUS, 14(4), 68-80. Recuperado a partir de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3918