Perfil epidemiológico da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica associada à COVID-19 (SIM-P) no estado de Mato Grosso do Sul
Resumen
Objetivou-se analisar o perfil epidemiológico dos casos de SIM-P, no estado de Mato Grosso do Sul, de março de 2020 a dezembro de 2022. Para esta pesquisa foi realizado um estudo transversal, descritivo, retrospectivo e qualiquantitativo, com dados disponíveis no sistema de informação REDCap, referentes à sexo, idade, classificação da investigação, manifestações clínicas, evolução, mês de início dos sintomas, e município de residência. No período de estudo foram notificados 35 casos suspeitos de SIM-P temporalmente associada à COVID-19, 18 foram descartados e 17 confirmados. Destacou-se entre os positivos crianças do sexo masculino, da raça parda e com idade entre 1 a 5 anos. Necessitou de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 58,8% dos acometidos. Doenças pré-existente foram relatadas em quatro casos, sendo elas cardiopatias e diabetes. Quanto a evolução dos casos, 2 evoluíram para óbito (taxa de letalidade de 11,7%) e 15 para cura. Os achados apresentados no presente estudo evidenciam que a taxa de letalidade da doença foi muito elevada, o que pode demonstrar falhas no atendimento a criança suspeita ou até mesmo demora pela busca de auxílio médico em caso de presença de sintomas, já que os mesmos, inicialmente, não são sugestivos de uma afecção tão grave.
Derechos de autor 2023 REVISTA CEREUS
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.