Percepção dos Estudantes do Curso de Graduação em Odontologia sobre Biossegurança

  • Melissa Carla Viriato Mendes Universidade Brasil
  • Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima Universidade Brasil
  • Luciana Estevam Simonato Universidade Brasil
  • Luiz Sergio Vanzela Universidade Brasil
  • Danila Fernanda Rodrigues Frias Universidade Brasil

Resumen

Este artigo teve por objetivo avaliar o conhecimento de estudantes do curso de Odontologia de uma universidade privada referente a biossegurança e gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (RSS). Foi realizada pesquisa quantiqualitativa, descritiva e exploratória de uma população amostral composta por 100 estudantes. Aplicou-se um questionário estruturado composto por questões abrangentes e relacionadas ao conhecimento sobre biossegurança e destino dos RSS gerados na clínica odontológica do campus. Destacaram-se entre os entrevistados, indivíduos com faixa etária entre 18 e 29 anos, sexo feminino e solteiros. A maioria dos participantes da pesquisa, afirmaram ter conhecimento sobre biossegurança, e 87% sobre os RSS. Já sobre a importância da inserção dos temas na grade curricular do curso, 89% afirmaram ser muito importante, 9% preferiram não opinar e 2% disseram achar que os temas não são relevantes. Com relação ao Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), 47% afirmaram não saber que os geradores de RSS devem elaborar e implantar um plano para específico para a unidade. Concluiu-se que, os estudantes que participaram da amostra, possuem conhecimento acerca dos temas propostos nesta pesquisa, no entanto a pesquisa aponta para a necessidade de intensificação de tratativas sobre o assunto, pois alguns participantes revelam não considerar importante as temáticas para odontólogos.

Publicado
2024-09-28
Cómo citar
Mendes, M. C. V., Lima, L. D. dos S. C., Simonato, L. E., Vanzela, L. S., & Frias, D. F. R. (2024). Percepção dos Estudantes do Curso de Graduação em Odontologia sobre Biossegurança. REVISTA CEREUS, 16(3), 28-41. Recuperado a partir de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4864