INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
Resumen
A inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência no âmbito da educação vêm ocupando acaloradas discussões que assumem amplas proporções quando a abordagem se ocupa de inclusão nos mais diversos níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior. Nesse sentido, tem-se construído mecanismos que vão desde dispositivos legais até adequações nos espaços frequentados por essas pessoas, inclusive em locais que oferecem ensino de 3º grau. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa consistiu em verificar a existência de pessoas com deficiências matriculadas nos cursos oferecidos pelo Centro Universitário UnirG e se a formação acadêmica proposta na instituição possibilita ao egresso lidar com pessoas com deficiências. Trata-se de uma pesquisa documental de caráter quantitativo na qual foram analisadas as matrizes curriculares dos 14 cursos do Centro Universitário UnirG e verificada a existência de laudos comprobatórios de acadêmicos com deficiências nas coordenações dos cursos e secretaria acadêmica. O levantamento de dados realizou-se entre maio e junho de 2013 e para a descrição foram utilizadas tabelas. Os resultados obtidos evidenciam que não existe registro formal de acadêmicos com deficiência comprovada por laudos e que a maioria das matrizes curriculares dos cursos não contempla disciplinas que preparem os profissionais para lidarem com pessoas com deficiência.
Palavras-chave: Deficiências. Inclusão. Acessibilidade. Educação inclusiva.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.